12 sinais que indicam que os seus rins estão em perigo
O ideal é que na maioria dos casos, os rins consigam eliminar a totalidade dos materiais residuais que o nosso corpo produz, tanto solidos como liquidos.
No entanto, quando o fluxo sanguíneo localizado nos rins é afetado, estes não funcionam adequadamente por causa de danos ou doenças. E, se a saída da urina estiver obstruida, problemas podem ocorrer.
Nestes casos, o dano renal é progressivo e o resultado é uma doença crõnica e de longa duração, tais como:
- Hipertensão ou pressão alta: A pressão alta pode danificar os glomérulos, parte do rim envolvidos na filtragem de resíduos.
- Obstrução do fluxo da urina: Se o fluxo da urina é bloqueado, pode voltar para um rim, o que é chamado de refluxo vesicoureteral. Aumentando a pressão nos rins e prejudicando as funções dos mesmos. Possiveis causas incluem o aumento da próstata, pedras nos rins e/ou tumor.
- Doenças renais: Isso inclui doença renal policìstica, pielonefrite ou Glomerulonefrite.
- Diabetes: O estado crónico está ligado ao diabetes tipos 1 e 2. Se não forr controlado, o excesso de açucar (glicose) pode acumular no sangue e produzir uma condição doentia grave, aparecendo entre 15 e 25 anos depois do diagnóstico da diabetes.
- Estenose da artéria renal: A artéria renal fica estreita ou é bloqueada antes de entrar o sangue no rim.
- Toxinas: Isso inclui combustíveis, solventes (como tetracloreto de carbono), chumbo, tinta à base de chumbo, tubos e materiais de solda.
- Falta de desenvolvimento fetal: Em outras palavras, os rins não se desenvolvem adequadamente no feto.
- Lúpus Eritematoso Sistêmico: O sistema imunologico do corpo ataca os rins como se fossem tecidos estranhos.
- Malária e/ou febre amarela: doenças conhecidas por produzir insuficiência da função renal.
- Medicamentos: Se conferir a bula, vai perceber que a maioria dos medicamentos afetam um orgão, o estoma, o figado e muitos dos casos, os rins.
- Consumo de sustâncias psicoativas: a maioria, por não dizer todas as drogas que fazem parte das sustâncias psicoativas (maconha, cocaína, etc…) geram problemas serios nos rins.
- Lesão: Um golpe agudo ou lesão nos rins pode criar uma condição de falha nos orgãos.
Atualmente não há cura para doença renal crônica. No entanto, os tratamentos existentes podem ajudar a controlar os sintomas, reduzir o risco de complicações e retardar a doença renal crônica.
As informações e sugestões contidas nesta materia tem caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamento de profisionais e especialistas.